domingo, 28 de abril de 2013

Monografia: ESTIMULAÇÃO PRECOCE PARA BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS: E ENTÃO, É PRECISO ESTIMULAR?

Monografia de Cláudia Fernanda Bergamo Drechsler - 2013


Resumo

Esta pesquisa é uma análise bibliográfica que discute, a partir de duas perspectivas diferentes, o tema da estimulação precoce com bebês e crianças pequenas. O trabalho é dividido em quatro capítulos. A partir do questionamento que me coloquei, sobre a necessidade de estimular bebês, busquei compreender a respeito do tema contrastando a literatura que defende esse tipo de prática e o método Pikler-Loczy, contrário a ideia da necessidade de estimulação. Idealizada pela pediatra húngara Emmi Pikler, o método Pikler-Loczy defende a troca de olhares entre o adulto e a criança, a oportunidade do movimento livre através de espaços que proporcionam a autonomia da criança, mudando o foco da intervenção do adulto. Conclui-se com essa pesquisa que não há necessidade em estimular à criança quando é oferecida a ela a oportunidade de movimentar-se livremente e que sejam ofertados espaços adequados para isso, além da observação atenta do adulto, deixando de lado a intervenção direta na atividade da criança.

Palavras-chave: Estimulação. Pikler. Autonomia. Lóczy. Movimento.

Trabalho de conclusão de curso de especialização apresentado como requisito
parcial para a obtenção do título de Especialista em Educação Infantil, pelo Curso de Especialização em Educação Infantil da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.
 

Orientador Ms. Paulo Sergio Fochi 

Para citar: DRECHSLER, Cláudia Fernando Bergamo. Estimulação precoce para bebês e crianças pequenas: e então, é preciso estimular?. São Leopoldo, 2013. 35 f. Monografia (Especialização em Educação Infantil). Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2013.

Para baixar, clique aqui 

Nenhum comentário:

Postar um comentário