sábado, 18 de maio de 2013

MONOGRAFIA: QUANTO DE NÓS EXISTE AQUI? BERÇÁRIOS COMO TERRITÓRIOS DE BEBÊS

Monografia de Fábia Graziele Tonini - 2013

Resumo

A presente pesquisa tem a intenção de identificar berçários como possíveis territórios de bebês. Para tanto, ocupou-se na busca pela definição de território relacionando-o aos espaços escolares destinados aos bebês: os berçários. É definida, também, a imagem de bebê da qual se fala durante a pesquisa, apoiandose na visão histórica de criança e infância e apontando a construção de uma imagem atual. A imagem e função do adulto professor em berçários são descritas e colocadas como fundamental para a territorialização dos berçários pelos bebês. As marcas visíveis e invisíveis de um espaço berçário são mencionadas por contar sobre a territorialidade destes e darem pistas sobre a quem pertence determinado território: se os berçários são espaços moldados para os bebês ou se são territórios construídos em cooperação na relação entre adulto e bebê.

Palavras-chave: Berçário. Espaço. Território. Bebês. Professor.

Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização apresentado como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Educação Infantil, pelo Curso de Especialização em Educação Infantil da Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS
 
Orientador: Ms. Paulo Sergio Fochi

Para citar: TONINI, Fábia Graziele. Quanto de nós existe aqui? Berçário como território de bebês. São Leopoldo, 2013. 38 f. Monografia (Especialização em Educação Infantil). Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2013.

Para baixar, clique aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário