quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Dos bebês nascem coisas


DOS BEBÊS NASCEM COISAS
Percurso formativo para professores e gestores de Educação Infantil

Da paixão que tenho em Rodari a Munari nasce o título fantástico deste percurso formativo. O primeiro, um importante nome na literatura infantil, grande filósofo e conhecedor dos temas da criação, da fantasia e da imaginação que contribuiu com as reflexões da Pedagogia Italiana. O outro, também italiano, aparece como um dos principais nomes no cenário mundial na área do design, da arquitetura e da comunicação. Esses dois autores, um que gostava de brincar com as palavras e o outro, que gostava de transcender os métodos tornam-se, neste trabalho, uma referência na elaboração disto que chamo de Percurso Formativo.
O Percurso formativo é compreendido como um conjunto de ações que buscam sublinhar uma reflexão sobre um determinado campo, neste caso, o das Pedagogias para a Pequena Infância. Diferente de um curso, este Percurso propõem aos participantes a produção de uma narrativa individual que parte dos caminhos singulares traçados por cada um, e, na medida em que o percurso formativo acontece, estas experiências já vividas aparecem para ser (re)significadas.
Os encontros formativos, as leituras encaminhadas, os exercícios de registros que serão construídos em um inventário, compõem esse percurso que se coloca aberto para os participantes continuarem mesmo ao final dos encontros.
Assim, a partir da metáfora do nome deste percurso, proponho discutir o que as crianças bem pequenas nos convocam em contextos de vida coletiva e, a luz de um cenário teórico escolhido, refletir o que nasce dos bebês e o que se pode fazer com as “coisas” que emergem de sua relação com o mundo. Este cenário teórico situa-se no campo das Pedagogias para a Pequena Infância, e sendo a Pedagogia um campo da ambiguidade, é neste cenário que alguns interlocutores são chamados a elucidar e auxiliar na reflexão proposta: Loris
Malaguzzi, Emmi Pikler e Jerome Bruner formam este tripé que sustenta o debate.
Vale destacar que não se trata de um percurso formativo que deseja trazer esta ou aquela abordagem para ser “traduzida” em nossos contextos, mas sim, que em um exercício crítico aporta-se nos princípios que estes autores produziram em seus campos de estudo.
No que se refere aos temas que desencadearão os estudos, destaco:
• As proposições atuais das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, como um instrumento legítimo que orienta a elaboração, execução e avaliação de propostas educativas no Brasil.
• As Práticas Cotidianas como eixo que organiza o currículo e, por isso, as dimensões de tempo, espaço e materiais.
• A articulação do patrimônio de conhecimento das crianças com o patrimônio de conhecimento já acumulado pela humanidade.
• O processo formativo no interior das escolas, travados pelo exercício da observação, do registro e da interpretação das experiências educativas das crianças.
• A produção das narrativas que compartilham e revelam as imagens das crianças, de docência e de conhecimento.
Tais temas estão entrelaçados na possibilidades dos próprios participantes poderem ao longo do percurso ir produzindo reflexões sobre a dinâmica e a produção do conhecimento na escola da infância.
Quanto a dinâmica do percurso formativo, propõem-se encontros quinzenais, de 8 horas, e o encaminhamento de leituras e produção de registros que servirão de observáveis para as reflexões dos encontros.

Paulo Sergio Fochi - Mestre em Educação (UFRGS), Especialista em Educação Infantil (Unisinos); Especialista em Gestão e Organização de Escola (Unopar) e Pedagogo (Unopar). Coordenador e professor do curso de especialização em Educação Infantil da Unisinos, atuou como coordenador Pedagógico e professor de Escola Infantil por mais de dez anos, Supervisor do projeto de Assessoramento técnico-pedagógico do MEC/UFRGS a 167 municípios do RS que aderiram ao Proinfância e consultor e formador de professores, atuando nacional e internacionalmente com os temas do currículo e da Educação Infantil. Autor do blog Catadores da Cultura Infantil e coordenador do OBECI – Observatório da Cultura Infantil. É pesquisador colaborador do GEIN - Grupo de Estudos de Educação Infantil da UFRGS. Organizador de dois livros sobre o tema da Educação Infantil e autor de artigos científicos publicados em revistas da área. Atua também no assessoramento de Redes Municipais de Ensino e a Escolas Infantis, em projetos especiais e no desenvolvimento de produtos e conteúdos para crianças, como o de teatro para bebês - Cuco.

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