quinta-feira, 14 de maio de 2015

Afinal, o que os bebês fazem no berçário? - Maria da Graça Souza Horn



A contribuição de Paulo Fochi neste livro reveste-se de fundamental importância, na medida em que traduz vivências de natureza prática à luz de um rico e atual referencial teórico. Essas vivências explicitam-se em um texto repleto de encantamentos, observações e constatações acerca da capacidade e do protagonismo dos bebês, advindos da experiência do autor como professor, coordenador pedagógico e pesquisador. Essa contribuição vem em boa hora, visto que a discussão e a pesquisa surgidas nos últimos anos, referentes às inúmeras capacidades dos bebês, apontam para a certeza de que as crianças ainda muito pequenas não são frágeis, incapazes ou imaturas, evidenciando uma imensa capacidade para aprender. 

A leitura do livro vai revelando a sensibilidade do autor ao observar e registrar as ações e as interações dos bebês — fruto de suas diferentes experiências com as linguagens artísticas, como a dança e o teatro. Os aportes teóricos utilizados para dialogar com as experiências das crianças provêm de diferentes campos do conhecimento: da perspectiva pedagógica de Loris Malaguzzi, da perspectiva médica de Emmi Pikler e da perspectiva psicológica de Jerome Bruner. Uma complexa trama teórica é apresentada, sem envolver tais abordagens de forma segmentada. É importante destacar que o autor buscou na abordagem da documentação pedagógica o mote metodológico do seu estudo, baseado na experiência pedagógica italiana, que tem como eixos articuladores a observação, a reflexão e o registro.

O livro é introduzido com um instigante título — Das palavras faladas às palavras escritas — e desdobra-se em três capítulos — Pesquisar a experiência educativa, Caminhos metodológicos e Histórias narradas —, convidando o leitor a adentrar no maravilhoso mundo dos bebês. Nessa leitura, é possível compreender que as crianças aprendem de diferentes formas, com base em suas decisões e iniciativas. As histórias apresentadas ao longo do texto evidenciam que, em vez de planejarmos atividades a serem “aplicadas” com os bebês, é importante levarmos em conta outros elementos, como o tempo, o espaço, os materiais, a organização do grupo e o tipo de intervenção a ser realizada pelo adulto.


Resenha publicada na edição nº 43 da Revista Pátio Educação Infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário