sábado, 23 de maio de 2015

Implementação do Proinfância no Rio Grande do Sul : perspectivas políticas e pedagógicas

Este livro, disponível online, é resultado do projeto de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil no Rio Grande do Sul.
Ele apresenta textos que resultaram das temáticas de estudo que ocorreram durante o desenvolvimento do projeto, tanto no âmbito político quanto no pedagógico.

O prefácio do livro é escrito pela professora Rita Coelho, coordenadora da Educação Infantil no MEC.

A apresentação fica por conta das organizadoras, Maria Luiza Flores e Simone Albuquerque, ambas professoras da UFRGS.


Quanto aos textos, segue o índice de artigos e autores:


EDUCAÇÃO INFANTIL NO COTIDIANO DAS PRÁTICAS 17 DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUMAS INTERFACES ENTRE AS POLÍTICAS E AS PRÁTICAS - Maria Luiza Rodrigues Flores Simone Santos de Albuquerque

OS TEMPOS DA INFÂNCIA - Alfredo Hoyuelos

OS BEBÊS NO BERÇÁRIO: IDEIAS-CHAVE - Maria Carmen Silveira Barbosa Paulo Sergio Fochi

PERCORRENDO TRAJETOS E VIVENDO DIFERENTES ESPAÇOS COM CRIANÇAS PEQUENAS - Maria da Graça Souza Horn Carolina Gobbato

A ARTE É PARA AS CRIANÇAS OU É DAS CRIANÇAS? PROBLEMATIZANDO AS QUESTÕES DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Susana Rangel Vieira da Cunha Camila Bettim Borges

AS LINGUAGENS, A FORMAÇÃO DO LEITOR E A AÇÃO PEDAGÓGICA COTIDIANA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APONTAMENTOS - Gládis Elise Pereira da Silva Kaercher

A EXPERIÊNCIA DE APRENDER NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Silvana de Oliveira Augusto

A MÚSICA E AS PRIMEIRAS APRENDIZAGENS DA CRIANÇA - Leda de Albuquerque Maffioletti

MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA: PERSPECTIVAS DE PROTAGONISMO COMPARTILHADO ENTRE PROFESSOR, CRIANÇAS E CONHECIMENTO - Gabriel de Andrade Junqueira Filho

DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DE QUEM ESTAMOS FALANDO? COM QUEM ESTAMOS TRATANDO? - Valdete Côco

O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS E OS AVANÇOS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL - Ricardo Amorim Gomes

ARTICULAÇÕES E TENSÕES ENTRE A EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISES A PARTIR DO CONTEXTO RECENTE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS - Maria Beatriz Gomes da Silva Maria Luiza Rodrigues Flores

AVALIAÇÃO E EDUCAÇÃO INFANTIL: CRIANÇAS E SERVIÇOS EM FOCO - Catarina Moro Zilma de Moraes Ramos de Oliveira

PERCEPÇÕES SOBRE O COTIDIANO EDUCATIVO EM UNIDADES DO PROINFÂNCIA DE TRÊS MUNICÍPIOS GAÚCHOS - Maria Renata Alonso Mota Marta Quintanilha Gomes Susana Beatriz Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário